É o fim de uma era? Mercedes decreta o fim do câmbio manual

Publicado em: 22 outubro 2020 - Categoria: Inovação

A gigante Mercedes acabou de apresentar aos acionistas uma nova estratégia para aumentar seus lucros e compensar as perdas provocadas pelas últimas crises da marca: o fim do câmbio manual. A alteração prevista vai gerar mais rentabilidade e menor ponto de equilíbrio – quando total de receita se iguala aos gastos. Havendo, assim, uma economia de 25% em pesquisa e desenvolvimento até 2025.

Diríamos que a notícia não é exatamente uma surpresa para o mundo das quatro rodas, haja vista que as caixas totalmente mecânicas estão em desuso na maior parte do mundo, incluindo no Brasil. Por aqui, aliás, não há nenhum sedã médio zero quilometro com essa opção, por exemplo.

Apesar desse cenário para o futuro, atualmente, a gigante italiana produz carros com câmbio manual para mercados bem específicos, sendo voltados para versões de entrada e que oferecem uma margem de lucro mais baixa.

Uma outra novidade, porém, que ainda não tem data exata de implementação é a eletrificação total dos carros da marca. A oferta de motores a combustão ficará em 70% até 2030, com modelos movidos a gasolina ou diesel ficando cada vez mais restritos às versões esportivas. Modelos como Classe A e B, que apresentam menor volume e preço baixo, podem – segundo a empresa – sair de linha ao fim da geração atual.

Pode até não ser o fim de uma era, mas é o início de um novo momento na tradicional e sempre respeitada Mercedes.

 

(Fontes: Portal Auto Esporte e Quatro Rodas Brasil)

Compartilhe: