Faróis de LED: pode ou não pode instalar no veículo? A SRM te conta!

Publicado em: 25 março 2021 - Categoria: Dicas

Os faróis de LED são para muitos motoristas itens queridinhos para se inserir no seu seminovo. Porém, existe uma resolução de número 667/17 do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, de 18 de maio de 2017, que proíbe esse tipo de substituição para aqueles que desejam incluir lâmpadas diferentes das originais. E nem mesmo os efeitos da pandemia impediram que essa lei entrasse em vigor já neste ano. O artigo quinto diz que “é proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja a original do fabricante”.

A tal proibição, porém, não se encaixa para todos os casos, desde que o fabricante ofereça o LED como opção. Segundo o Ministério da Infraestrutura a troca de lâmpadas halógenas por LED ou outros tipos de lâmpadas depende da informação do fabricante daquele veículo. “Se um fabricante informar que somente lâmpadas halógenas podem ser utilizadas no conjunto óptico por ele desenvolvido, somente esse tipo de lâmpada pode ser utilizado”. Por outro lado, o Ministério ainda afirma que se o fabricante informar que o veículo está devidamente dimensionado para novas intensidades o motorista pode aderir”.

O impasse gera polemica, e os fabricantes desse tipo de luzes alegam as vantagens de seu uso como, a maior durabilidade e a economia de energia. Por isso, eles se uniram e requereram ao Contran que a lei fosse rediscutida, porém o órgão afirmou que as chances são bem pequenas. Um dos motivos, por sua vez, segundo o Ministério, seria o uso de tecnologia em desacordo com os parâmetros desenvolvidos pelo projeto do conjunto óptico, o que pode ocasionar problemas à segurança no trânsito, ofuscando, por exemplo, os condutores dos veículos que trafegam no sentido oposto.

Para quem deseja um seminovo com as tais LED, a dica mais simples é já garantir um modelo que conte com a tecnologia e já possua todos os parâmetros citados.

 

(Fonte: Portal Autoesporte)

 

Compartilhe: