Veículo pós-alagamento: o que fazer para reparar os danos?

Publicado em: 30 janeiro 2020 - Categoria: Sem categoria

 

O susto passou e após ser pego de surpresa pelos temporais é hora de voltar os olhos para a condição do seu veículo. É preciso correr para a oficina de confiança e fazer um check-up geral e garantir que tudo está no seu devido lugar e em pleno funcionamento. Afinal, mesmo que tudo esteja aparentando normalidade é possível que possa ter havido danos internos.

  • MOTOR

Se você abrir o capô, checar o filtro de ar e perceber que ele está encharcado é bem possível que a água possa ter atingido pontos críticos do motor. A melhor opção, então, é levar o veículo para a oficina de guincho. Lá o profissional vai retirar as velas e assim remover a água que possa ter invadido a área dos cilindros. Se esse primeiro movimento der certo é bem possível que o dano não tenha sido tão severo, porém se o veículo não ligar será preciso reparos mais efetivos.

 

  • PARTE ELÉTRICA

Caso o nível de água tenha ultrapassado a linha do painel de instrumentos o quadro de perda total do veículo pode ter sido instaurado. Isso por que, mesmo com escoamento completo partes fundamentais podem estar umedecidas, o que pode gerar oxidação e pane geral.

 

  • ESTÉTICA

Carpete, bancos, painéis e tecidos completamente encharcados? Bom, é hora de realizar a troca! A substituição do feltro do assoalho e a higienização total do veículo são os procedimentos que devem ser consolidados. Tapetes, bancos, estofamentos, painéis e outras peças internas devem ser removidas para serem higienizadas e em seguida montadas novamente.

Não vale ignorar esse procedimento, pois ele é primordial para a eliminação de fungos e bactérias nocivas à saúde do motorista e dos passageiros.

 

 

(Fontes: Revista Auto Esporte, Programa Auto Esporte – Denis Marum)

Compartilhe: