Volkswagn Gol completa 40 anos de lançamento: conheça 10 curiosidades inéditas sobre o modelo histórico

Publicado em: 06 maio 2020 - Categoria: Curiosidades

 

Maio chega com uma importante celebração para o mercado automotivo: os 40 anos de lançamento do Volkswagen Gol – um dos carros mais emblemáticos da história e que pode ser considerado o automóvel mais produzido, vendido e exportado do país até hoje. E que tal conhecer mais sobre o modelo, com 10 curiosidades que, muito provavelmente, você desconhecia, confira:

 

  1. O modelo foi lançado em um hotel em Campos do Jordão, São Paulo, no dia 15 de maio de 1980. O hotel existe até hoje.

 

  1. A cor do GOL VW-000 era verde, mas a opção acabou não entrando na lista de oferta ao público, que contou apenas com os tons: branco Paina, bege Palha, marrom Avelã e vermelho Calipso.

 

  1. No início da criação do modelo, o nome escolhido era Angra, e não Gol. E para se ter uma ideia, seu desenvolvimento chegou a consumir US$ 350 milhões na época, o que dá mais ou menos US$ 1 bilhão atualmente.

 

  1. O Gol foi o primeiro carro nacional produzido no exterior, na Argentina, China, Irã.

 

  1. O modelo foi o primeiro veículo nacional exportado para a Rússia.

 

  1. Uma série especial da banda Rolling Stones foi lançada em 1995, nela o veículo já vinha com uma fita cassete da banda. Ao todo, foram vendidas 12 mil unidades da edição.

 

  1. O Gol superou o Fusca em volume de vendas e produção no Brasil, chegando a 3,2 milhões e 3,5 milhões de unidade, respectivamente.

 

  1. O modelo alcançou a marca de 5 milhões de Gol produzidos em 2007 – volume atingido por somente 40 modelos mundiais.

 

  1. A versão do motor 1.0 FLEX, lançada em 2005, foi um marco na história do Brasil, afinal foi o primeiro carro nacional vendido nessa versão.

 

  1. Até hoje, já foram produzidos mais de 8,2 milhões de Gol no Brasil, e ele é historicamente o carro mais fabricado, mais vendido e mais exportado de toda a nossa história.

 

Compartilhe: